terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bolo "Rico" [de frutas secas]

Para nossa sobremesa da ceia de Natal preparei o bolo da minha amiga Edna, mas como sempre, nunca sigo muito direitinho as receitas, dei uma inventadinha, então eu o chamei de bolo "rico", não que ele tenha dinheiro ou joias...rsrs... é que coloquei mais frutas do que a receita original.


É um bolo simples de fazer e o sabor é bom demais! Só pode demorar um pouco para fazer o mis in place (adoro isso, chique, né?). Para o sucesso de uma receita a organização para o preparo é importante, tem que colocar arrumado tudo que vai precisar:  maçãs, laranja, açúcar mascavo, açúcar demerara ou refinado, ovos, uvas-passa, nozes, amêndoas, pistache, castanha do Pará, castanha de cajú, damasco seco, ameixa preta seca, canela em pó, farinha de trigo, bicarbonato de sódio e fermento. Se conferiu que tem tudo isso em casa, siga a receita ilustada.

descasque 3 maçãs

rale as maçãs e junte o caldo de uma laranja, deixe descansar enquanto prepara as frutas

coloque 1/2 xícara de uvas-passa de molho em um pouco de vinho branco

1/2 xúcara das frutas misturadas: 
castanha de cajú, castanha do Pará, amêndoas, pistache e nozes

1/2 xícara de ameixas e damascos

Agora pegue uma vasilha para bater a massa, não precisa de batedeira, 
despeje a maçã ralada e junte:

1/2 xícara de açúcar demerara e 1/2 xícara de mascavo

2 ovos

1/2 xícara de óleo

2 xícaras de farinha de trigo peneirada

nesse ponto adicione as frutas picadas e bata um pouco com a colher

junte pela ordem, 1 colher (chá) de canela, 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
por último, misture sem bater, 1 colher (sopa) de fermento em pó

Despeje a massa numa forma untada com manteiga ou margarinha e enfarinhada, então decore com alguns pedaços das frutas que usou na massa. Dependendo do forno vai levar de 40 minutos a 1 hora para assar em temperatura média. Quando começar um cheirinho bom invadir a casa é porque já deve estar pronto. Experimente com um palito de madeira para conferir se está cozido por dentro, o palito tem que sair sequinho. Lembre-se de não abrir o forno até sentir o cheirinho, pois corre o risco do bolo murchar se entrar ar frio no forno.

Depois de esfriar um pouco, tire da forma e arrume num prato, fica um bolo lindo, pode servir em qualquer ocasião. Esse bolo "rico" foi nossa sobremesa da ceia de Natal, acompanhado de sorvete.




... e na manhã seguinte...

no café da manhã!!!!

Juju
****

Um comentário:

Veronica Arteira disse...

Ju e Tunico, já estou com água na boca. FArei, com certeza, mas para o café da manhã de domingo, com a família reunida. Já estou com água na boca!!! Bjs e um ótimo ano cheio de novas receitas e novas alegrias para todos nós!