sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Rabanada com Pão Integral

Não precisa ser Natal para comer rabanada, não é?
Essa é outra daquelas coisas que nos remetem à infância, acho que não tem quem não goste de rabanada. Gostosa e fácil de preparar porque os ingredientes sempre temos em casa: pão amanhecido, ovo e leite.
Hoje à tarde deu uma vontade de comer doce, olhei para um pãozinho integral e pensei: por que não?
Bem, já que ia usar pão integral, lembrei do leite de soja que estava na geladeira e resolvi inovar, deu nessa maravilha!


O importante é que essa receita que faço de rabanadas não é com fritura de imersão como é preparada da maneira tradicional, uso pouca manteiga, apenas pincelo uma frigideira para dourar de cada lado do pão.
Estas da foto foram feitas com pãozinho integral, daqueles de 50 gramas, estava dormido por dois dias, cortei em fatias grossas. Num prato fundo bati um ovo com 1/4 de xícara de leite de soja, pinguei umas gotinhas de essência de baunilha. Nessa mistura banhei os pedaços de pão para irem dourar na frigideira. E é só isso, já está pronta. Pode polvilhar com açúcar e canela, ou pode por geleia, ou ainda frutas caramelizadas como banana, abacaxi, maçã...


Para caramelizar frutas basta coloca-las com um pouco de açúcar em uma panela e levar ao fogo, fica mais moreninho com açúcar mascavo, como essas maçãs.
Fiquei satisfeita com o lanche com rabanadas, maçã caramelizadas e chá de maçã com canela.


Tem coisas tão simples de fazer que a gente nem lembra, e ainda aproveita o pão que resta, a fruta esquecida, e ficamos felizes feito criança!

Juju
****

Nenhum comentário: