quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mini Torta Integral de Liquidificador

Não é atoa que escolhi essa torta famosa para ser a primeira do blog, foi a primeira receita que eu fiz na vida, quando tinha 12 anos e fiquei toda orgulhosa. Minha mãe era professora no ginásio de uma matéria que não existe mais - infelizmente porque é importante - chamada "Trabalhos Manuais e Economia Doméstica". Ela ensinava, dentre tantas coisas, a organizarmos um caderno de receitas, e dava receitas simples para as meninas. A Torta de Liquidificador foi a primeira receita do meu caderno, faz mais de meio século (oops!) que preparo essa torta de todas as maneiras, existem diferentes versões e criações, é só pedir para o google.
O segundo motivo de ter escolhido essa receita é porque tenho procurado comer mais alimentos integrais, então decidi fazer a versão integral da torta. Pesquisei várias receitas para chegar na minha, queria uma tortinha pequena já que estava sozinha em casa e não queria que sobrasse, porque sobras são um perigo para quem está seguindo uma dieta para emagrecimento!


Mini Torta Integral de Liquidificador
(receita para 2 pessoas que comam pouco)

No liquidificador:
1 ovo
1/2 xic de óleo
1/2 xic de leite desnatado
Bata os líquidos e aos poucos acrescente:
3 colheres de queijo parmesão raado
4 colheres de farinha de trigo integral
1 colher de aveia (eu usei da grossa)
por último junte 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Tem que ficar com consistência de mingau.
Despeje metade da massa em forma untada e enfarinhada,
esparrame o recheio - pode inventar o recheio que quiser
o meu foi:
ervilhas, cogumelos, azeitonas, tomate, salsinha e cebolinha
tudo picadinho, temperado com orégano,
pimenta do reino e pimenta calabresa.
Cubra com o restante da massa.
Forno médio por 30 a 40 minutos.



metade da tortinha foi meu jantar

no café da manhã mais um pedaço

É uma torta versátil, quente ou fria é muito boa, e dependendo do recheio ela muda completamente. Pode usar frango desfiado, atum, sardinha, carne moida, queijo e presunto, legumes, tudo bem temperadinho, uma infinidade de opções, enfim, o que sua imaginação mandar!
Para aumentar a receita é só multiplicar os ingredientes na proporção.

Juju
****

9 comentários:

Lu Saharov disse...

Isso não vale!
Precisam urgentemente inventar uma forma de se degustar pela NET!
Comer só com os olhos não enche barriga...atiça as lumbriga!!!Rs...Tá lindo o blog! beijos!

ana maria ( jeito de casa) disse...

oi Juju

Receita gostosa, lindas fotografias, a ideia original do casal no blog, muito sucesso pra vc, bjo grande!!!

Unknown disse...

Ju, que delícia! Fiquei com água na boca. Também acho que deveria ter essa aula, as pessoas não sabem economizar, fazer as próprias coisas, uma pena.
Toda receita de torta de liquidificador fica boa, né???
Vou anotar essa receitinha, para fazer. Minha filha adora recheio de sardinha com tomate e queijo. Beijos e parabéns pelo novo blog. Sucesso!

Terezinha C. B. Ataide disse...

Amei essa torta, vou fazer amanhã a noite, assim em vez de pizza, comeremos um lanche saudpável!!! Parabéns!

vida disse...

OLÁ QUERIDA NÃO CONHECIA SE BLOG FIQUEI FELIZ EM VÊ-LA AQUI NA BLOGOSFERA TAMBÉM SOU UMA BLOGUEIRA VICIADA,BJS ESPERO SUA VISITA

Anônimo disse...

Adorei com certeza vou fazer.
beijos para você e o Tunico.
Marlene PR

Veronica Arteira disse...

Ahhhhh...essa torta de liquidificador é um achado, vou experimentar com farinha integral.
Haja fôlego pra um novo blog, mas a dois, tudo é mais fácil. Bjs pra Ju e pro Tunico!!! Sucesso!!!

Claudia Paulista disse...

Parabéns vou te seguir aqui também quantos pp será que tem c/ pedaço , bjs

Ypsilon Yvone disse...

Uau! Essa vou tentar depois venho aqui pra contar.