segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bacalhau

Sou boa de garfo, gosto de tudo, desde que seja bem feito, mas um dos meus pratos preferidos é bacalhau, preparado de todo jeito e maneira, importante que seja um bom bacalhau. O que mais gosto são as postas altas, daquelas que soltam macias lascas. Ontem, para o meu aniversário, Tunico preparou como gosto, o mais simples possível, sem muita inventação, apenas as postas, batatas e azeitonas pretas portuguesas,  de tempêro muito alho e pimentão, não precisa de mais nada! ah... precisa sim, de um vinho! tomamos prosecco gelado, no ensolarado e quente inverno de Salvador.


Lembro-me do meu pai dizendo, toda vez que tinha bacalhau em casa: "Comam porque um dia isso vai acabar!", não acabou, mas ficou muito mais caro do que naquele tempo em que bacalhau era pendurado na porta da venda. Até se brincava com as pessoas bem magras, "bacalhau de porta de venda"!
Quem gosta, já deve saber que não existe um peixe chamado bacalhau, esse é o nome do processo de preservação do peixe, ressecá-lo com sal, são peixes de mares frios nórdicos. Foram os portugueses que espalharam essa delícia pelo mundo com nem sei quantas maneiras de preparar.
Aqui em casa comemos com frequência, é um dos pratos que nós dois curtimos muito e especialidade do Tunico que está sempre pesquisando formas diferentes de fazer.

super especial, posta alta, como eu gosto
só que a minha dieta não permite que me esbalde... mas apreciei cada pedacinho!


Hoje Tunico saiu para mais uma viagem de trabalho, internacional, e apenas com a mochila e laptop, isso é que é saber viajar, nem precisa despachar mala. Foi para um lugar onde a temperatura está como aqui em Salvador, entre 27 e 29 graus, sua primeira viagem ao continente africano. Conacri, sabem onde fica?

o percurso que vai ter que fazer: 4 voos passando por 5 aeroportos
o traço laranja é a distância entre Salvador e Conacri na Guinè
o traço amarelo é o caminho que tem que fazer para chegar lá
Salvador > São Paulo > Lisboa > Casablanca > Conacri
vamos ver quais as notícias gastronômicas e culinárias que vai trazer de lá...

Juju
****

Nenhum comentário: