sábado, 26 de janeiro de 2013

"Risotto alla Milanesa" e "Crevettes Provençale"

Um prato misturando Itália e França em duas famosas especialidades de suas cozinhas e que são muito apreciadas por nós brasileiros: risoto e camarão, ficam ótimos juntos!

Antes de falar do risoto vamos saber do arroz (riso). O arroz veio do Oriente, mas pouca gente sabe que quando chegou na Itália na metade do século XIV, trazido pelos mercadores venezianos, era preparado como doce. Após a Peste Negra (1348 - 1352) foi experimentado salgado, usado como remédio.Vem portanto dessa época as primeiras receitas de risoto, que nada mais é que misturar alguma especiaria, vegetais ou carnes ao arroz. Para saber um pouco de como arroz chegou até nós, veja Origine dal Riso a Risotto.

Aprendi a preparar o Risotto alla Milanese com minha amiga Zezé (já falei dela aqui no blog, brasileira casada com italiano há muitos anos morando na Itália), observando e ajudando nos almoços de fim de semana na sua casa quando moraram no Brasil.
Na preparação do risoto à milanesa, ou seja, à moda de Milão (Milano, cidade italiana), o ingrediente importante, sem ele não pode fazer a receita, é o zafferano, o açafrão. Não é o açafrão brasileiro, é aquele que uns poucos pistilos custam como uma jóia, é a especiaria mais cara que existe, só que a gente precisa de muito pouquinho para um sabor incrível e uma cor maravilhosa.
A palavra zafferano deriva do latim safranum, que por sua vez deriva do árabe za'farãn que significa "amarelo". Planta originária do Oriente Médio e India, usada como cosmético e remédio, foi parar na cozinha. É caro porque é raro, encontrado no comércio em pistilos ou em pó, veja em Lo zafferano - Origini.

Sobre o Crevettes Provençale, ou Camarões à Provençal, o nome já nos diz que vem do sul da França e que dois ingredientes são básicos: azeite e alho, muito alho.

Muito blá blá blá para dar a receita?
Eu acho que para apreciarmos um prato é gostoso também saber de onde ele veio, qual sua história, como foi que chegou até a nossa mesa.

o risoto à milanesa de sabor suave e macio combina com os camarões de sabor forte e crocante

Para o risoto vai precisar de arroz próprio para a preparação desse prato se quiser mais próximo do original, tem várias marcas nos supermercados, mas dá para fazer com o nosso arroz agulhinha também, só não vai ficar tão cremoso. Além do arroz italiano vai usar também o açafrão italiano ou espanhol, fácil de encontrar em bons supermercados, o preço é salgado, mas o sabor vale a pena!
Para começar é preciso ter um brodo pronto, ou seja, um caldo de legumes ou carnes, ou usar os tabletinhos para caldos. Derreta numa panela grande um pouco de manteiga com um pouquinho de azeite, refogue bastante cebola bem picadinha ou ralada, junte o arroz, vá mexendo para fritar um pouco (adicione sal se o caldo não for salgado, senão esqueça o sal) e adicione vinho branco seco, deixe evaporar, aí aos poucos, com uma concha, vá adicionando o caldo e mexendo sempre, não pode descuidar do risoto, tem que ficar na frente da panela. Quando o arroz estiver cozido, mas al dente, junte a jóia, o perfumado açafrão, que vai espalhar um cheiro incrível pela cozinha e vai fazer uma mágica deixando o arroz amarelinho. Por último junte um pouco de manteiga e mexa vigorosamente para incorporá-la e o arroz ficar cremoso, o ponto é quando o risoto balança na panela quando a gente movimenta, não pode ser seco nem muito molhado. Aí está todo o segredo de um bom risoto, que se consegue com a prática.  Risoto é um prato que não pode esperar, é fazer e servir imediatamente. No prato cada um coloca um pouco de queijo parmesão ralado, de preferência ralado na hora, pode colocar na mesa um pedaço do queijo e um pequeno ralador para as pessoas servirem a quantidade desejada no seu prato.

O camarão à provençal não é fácil, é facílimo!
Vai precisar de azeite, alho bem picadinho, um pouco de vinho branco seco e muita salsinha picada. Numa grande frigideira leve o camarão com o azeite, vire de um lado e de outro para ele pegar sua cor característica, junte o alho, bastante alho e mexa enquanto o alho doura e solta aquele perfume magnífico que atiça nosso paladar, despeje um pouco de vinho branco seco e deixe evaporar. Por último vai a salsinha e... voilà!

depois de um almocinho assim, uma rede vai bem...
não é na Toscana nem na Provença..
é na Bahia, meu bem!

Juju
****

Nenhum comentário: